segunda-feira, 4 de março de 2013

Encontro apresenta propostas de Política Cultura para Salvador

A Rede EMredando Leituras esteve no último dia 28, juntamente com representantes da classe cultural soteropolitana, no encontro  com o Secretário de Desenvolvimento, Cultura e Turismo de Salvador, Guilherme Bellintani e Fernando Guerreiro, diretor da Fundação Gregório de Matos, quando foram apresentadas as propostas de Política Cultural para o município e a situação atual da Fundação Gregório de Matos.

“Esse foi um momento histórico para a cidade de Salvador, visto que nas últimas gestões não houve diálogo com a sociedade para se discutir políticas culturais para a o município.” Conta Rita Margarete, consultora da Avante, instituição mobilizadora da Rede EMredando Leituras. Rita esteve no evento acompanhada por Gicélia Barros (coordenadora da Biblioteca Comunitária Setede Abril) e Conceição Silvânia (coordenadora da Biblioteca Parque São Bartolomeu), ambas integrantes do Comitê Gestor da Rede.

Dentre as boas notícias dadas no encontro, estão a elaboração e encaminhamento à câmara de vereadores da minuta do projeto de lei que instaura o sistema municipal de cultura – segundo o secretário,  a expectativa é que o projeto seja discutido em audiências públicas e, posteriormente, votado – e a elaboração de estratégias para aumentar o orçamento da cultura. A reengenharia do carnaval é uma dessas estratégias.

Sobre a Fundação Gregório de Matos, foram apresentadas as primeiras medidas para reativação da Fundação. Uma delas é a proposta de mudança na estrutura do órgão que inclui a criação do departamento de linguagens artísticas. Fernando Guerreiro também informou que o foco do trabalho da Gregório de Matos será devolver ao soteropolitano a autoestima e o orgulho de morar em Salvador. Assim, programas e projetos nesta linha e que utilizem o espaço público terão prioridade.
A partir de agora, a Fundação Gregório de Matos realizará encontros setoriais com o objetivo de discutir as demandas específicas de cada linguagem artística. O primeiro encontro elegerá o representante de cada setor para dialogar com a Fundação. A data e o local destes encontros serão divulgados no site da Gregório de Matos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário