quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

O amor nos tempos do cólera, por Rita Margarete

O escritor colombiano Gabriel Garcia Marquez despensa apresentações. Mesmo quem nunca leu sua obra já ouviu falar do célebre ‘Cem Anos de Solidão’ e ‘O amor nos tempos do cólera’, dois grandes romances de sua autoria, reconhecidos internacionalmente.


Pois bem, ‘O amor nos tempos do cólera’ foi a minha escolha para iniciar este ano. Comecei a ler sabendo que se trata da história de um grande amor entre dois jovens, interrompido pelo pai da moça movido pelo preconceito e hipocrisia da época, e que este amor sobrevive há 53 anos, quando o casal se reencontra.


Digo a vocês que o livro é muito mais do que isso. O texto, leve e envolvente, dialoga com a fragilidade da alma humana, o medo da morte, o respeito, o amor, a cumplicidade. Fala das bobices do dia a dia que transformamos em tempestades na vida conjugal.


Ainda não terminei de ler, mas já estou envolvida com a narrativa! Sei que nas próximas páginas o doutor Juvenal Urbino vai morrer, já bem velhinho, deixando Firmina Paza viúva. Apesar de estar ansiosa para ver o reencontro de Firmina com Florentino, após 53 anos, estou sempre voltando à página para reler vagarosamente alguns trechos que prendem a minha atenção.

O amor nos tempos do cólera pode ser ótima opção de leitura para este verão!

Rita Margarete (49), consultora da Avante - Educação e Mobilização Social

Um comentário:

  1. Baixar o Filme - O Amor nos Tempos do Cólera - http://mcaf.ee/4qfg1

    ResponderExcluir