sábado, 29 de setembro de 2012

Polos de leitura do Nordeste criam estrategias de mobilização para promoção e acompanhamento de políticas públicas

Estivemos em Olinda (PE) no final de semana passado com as outras quatro redes que constituem os Polos de Leitura do Nordeste parceiros do Instituto C&A: Leitura na Rede (João Pessoa), Releitura (Recife), Potiguar de Escolas Leitoras (Natal), e Ler pra Valer (São Luis). Nesse encontro discutimos estratégias de mobilização e articulação da sociedade civil para criação dos Planos Estaduais e Municipais do Livro e da Leitura (PELL) (PMLL) e definimos encaminhamentos para sustentabilidade e fortalecimentos dos projetos de leitura realizados por cada rede de leitura.






O encontro foi organizado por nós em conjunto com as demais Redes a partir de inquietações  diante da lentidão e pouca participação da sociedade civil no processo de escrita dos PELL e PMLL.  Para incrementar as discussões, convidamos o Assessor do Ministério da Cultura (MINC) Representação Regional Nordeste, Roberto Azoubel, que apresentou os investimentos do MINC para o Plano Nacional do Livro e da Leitura (PNLL). O encontro também contou com mais um convidado, o projeto Escola Leitora, desenvolvido junto as bibliotecas das escolas municipais de Caruaru.
Durante o encontro criamos estratégias para mobilização da sociedade civil e representantes do poder legislativo para promover e acompanhar políticas públicas de fomento à leitura. Em breve essas estratégias começarão a ser colocadas em prática! Quer participar desse processo? Entre em contato conosco. Vamos EMredar Leituras!



Representantes da Rede EMredando Leituras no encontro:
Rita Margarete, mobilizadora e articuladora da Rede, consultora associada da Avante – Educação e Mobilização Social
Elisa Souza, mediadora de leitura da Biblioteca Parque São Bartolomeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário